Powered By Blogger

segunda-feira, 3 de setembro de 2012

DEUS E REI?

Rejeição é um dos sentimentos mais assombrosos que podemos nomear. Ser rejeitado por alguém, principalmente por quem mais deveria nos amar é avassalador, imensurável. Há dois momentos que foram uns dos mais tristes nas páginas das Escrituras Sagradas. Momentos estes que o homem rejeita a Deus como Rei e entra nos trilhos da rebelião e independência. Vejamos.

“Estás velho, e teus filhos não andam nos teus caminhos; constitui-nos um rei sobre nós, para que nos governe, como o têm todas as nações. Porém essa palavra não agradou a Samuel, quando disseram: Dá-nos um rei, para que nos governe. Então Samuel orou ao Senhor. E o Senhor respondeu: Ouve a voz do povo em tudo que dizem, pois não rejeitaram a ti, mas a mim, PARA EU NÃO REINAR SOBRE ELES”. - 1 Sm 8:5-7.

Nesse tempo Israel tinha o Senhor como Deus e Rei. Eram os juízes que governavam sob a orientação divina. Uma Teocracia eficaz. O povo aproveitou de uma situação problemática para exigir um rei igual a todas as nações. Como leitor, percebo uma profunda esfera de rejeição nesse pequeno texto. Deus entristeceu-se por isto, e mais ainda por ver o homem tomar atitudes que iriam se voltar contra ele mesmo. A partir daí o Criador deixa de ser Rei, agora é só Deus e Saul é dado como rei. Tempos depois, por causa da idolatria e pecados Deus também é rejeitado como o Deus de Israel, e o povo vai cativo a Babilônia.

O outro texto é quando Pilatos está julgando Jesus e o apresenta à multidão:” Eis o vosso Rei. Mas eles gritaram: Fora! Fora! Crucifica-o! Perguntou-lhes Pilatos: Hei de crucificar o vosso Rei? Responderam os principais sacerdotes: Não temos rei, senão César.” - Jo 19:14-16. Imagine o próprio Criador sendo blasfemado, injuriado e condenado por calúnias infundadas. Deus é muito paciente para tolerar toda essa afronta. Mas Ele tem propósitos eternos que são maiores que qualquer rejeição.

Diante disso é bom darmos uma checada e ver quem é Deus em nossas vidas. Ele é Deus e Rei? Apenas Deus? Nenhum nem outro?  Verdadeiramente crer é tê-lo como como Deus e Rei.   O governo de Cristo é maravilhoso e paradoxal: “Já não vos chamo mais de servos, mas de amigos”   –  Jo 15:15. Bom termos um Rei assim, não? Trata-nos como amigos. E: “Todo aquele que quiser tornar-se grande, seja vosso servo.” -  Mt 20:26. Jesus serviu como ninguém a humanidade, morreu para nos salvar. Ótimo ter um Rei exemplo de serviço e amigo.


Nossas atitudes no dia a dia mostram facilmente se estamos repetindo a história de Israel, ou se verdadeiramente  amamos o Criador. Mais que um Deus figurativo, ou nem isso, Jesus quer governar nossa vida por inteiro. Ser Deus e Rei.

Nenhum comentário:

Postar um comentário