Powered By Blogger

quinta-feira, 30 de agosto de 2012


                        Sinergia, sine qua non à vida.
                 
 AlbanísioRibeiro                                             
                                                                                                                  
Sinergia é um conceito acadêmico e indica o somatório de múltiplas forças, ou substâncias, para alcançar um fim, onde a particularidade de cada uma é indispensável para que o todo supere a soma das partes. O uso de uma força x, e especificamente uma y é conditio sine qua non ao propósito final. Na vida não é diferente, somos naturalmente interdependentes. Há muitas situações em que a sinergia, ou o sinergismo é condição crucial à harmonia da existência.
Essa parceria de forças por um propósito maior se dá também no sentido vertical, no relacionamento com Deus. Na Teologia, o Sinergismo está muito ligado a salvação - regeneração ou novo nascimento - onde o Espírito Santo ilumina, convence e chama, e o homem, sem mérito, mas com vontade própria, responde. Esse também acontece na santificação, nas decisões da vida, no conhecimento do Altíssimo, na prosperidade, oração, evangelismo e em muitos outros pontos Sempre haverá a parte que cabe a um e ao outro. Deus não faz pelo homem aquilo que lhe cabe, ou mesmo o que lhe ordena. A criatura tem livre escolha, não é um robô, e Deus não é um tirano ou um pai irresponsável que faz tudo pelos filhos.
Na esfera horizontal, a humana, a aplicabilidade dessa prática é quase que rotina. Mas é bom que tenhamos um crivo bem definido da real necessidade e benefícios dessa cooperação. Na vida conjugal, familiar, nos relacionamentos, na comunhão, no trabalho temos que nos submeter a esse processo fantástico e enigmático da sinergia. Não somos uma ilha, e se persistimos como tal vamos ficar nanicos num egoísmo descabido e tolo. Vale a pena abraçar o outro, interdepender, interagir, somar, entrar nessa cumplicidade em prol do coletivo e alcançar a excelência. Sempre o resultado da soma vai ser maior do que nos diz a razão matemática.
Em João 17:23 diz: Eu (Jesus) neles, e tu em mim, para que sejam perfeitos em unidade, e para que o mundo conheça que tu me enviaste, e que os amaste como também amaste a mim. Cristo quer restabelecer ao homem a comunhão que foi perdida, para isso seus discípulos precisam caminhar no mesmo propósito, somando forças, em unidade, para que o mundo perceba o amor de Deus e o glorifiquem como tal.
Absolutamente o sinergismo é um mistério, uma verdade e uma necessidade.
Pense nisso!

Nenhum comentário:

Postar um comentário