Powered By Blogger

quinta-feira, 14 de abril de 2011

TEMPO DE CRER

TEMPO DE CRER


“O tempo está cumprido, e o reino de Deus está próximo. Arrependei-vos e crede no evangelho” Mc 1:15


Existe momentos cruciais em nossas vidas, momentos que são marcantes. Nesses tempos somos convidados, ou convocados, a mudar, a alçar novas conquistas, a ultrapassar novas barreiras, a entrar em novos patamares em nossa existência. Seja na entrada de uma simples adolescência, que não é tão simples assim, para cada momento sua peculariedade, seja no se tornar um jovem, ou um adulto, entrar em um matrimônio e constituir ou construir um novo núcleo familiar. A vida é um oceano de desafios, e temos que responder no tempo e na forma correta para não atrasarmos o contínuo crescimento exigido pela lei natural da vida e da sabedoria. O convite, a convocação, que aqui se faz agora é vinda dos altos céus. Deus quer nos ver em lugares sublimes, de sucesso, que busquem se aproximar dos valores do seu reino, e que no final se desfrute da sua própria presença. É “TEMPO DE CRER”. É agora! Chegou o momento. O chamado penetra por todos os sentidos, ecoa pelo mundo à fora. Nos céus há um convite estampado, como um grande outdoor divulgando o chamado à vida.


À “voz do que clama no deserto”(Is 40:3), de João Batista, o que veio preparar o caminho do Senhor, se cumpriu e sai de cena, é chegado o tempo do Messias, Jesus, o cordeiro de Deus que tira o pecado do mundo, mas a mensagem continua a mesma: “arrependei-vos, pois está próximo o reino dos céus”(Mt 3:2, 4:17). Desta forma, com a repetição, Jesus autentica a mensagem de João, a mensagem do reino. João preparou o caminho, Jesus cumpriu sua missão e o tempo agora é o nosso. A voz profética em nosso tempo ecoa, nos chamando. Qual tem sido a nossa resposta? Qual tem sido a nossa reação? Se passiva, sem reação, se torna uma omissão, uma negativa à chamada divina. Somos responsáveis pelas nossas atitudes e um dia seremos todos cobrados por elas. “O tempo está cumprido, e o reino de Deus está próximo”, esta palavra nos indicam duas coisas: tempo e espaço.


Em Hebreus capítulo quatro se fala que o tempo de Deus é “O dia que se chama Hoje”. A vida do homem é tão curta, Setenta ou oitenta anos, e o que passa disso é “cançasso e fadiga”. compare este tempo diante da eternidade? Não chega a ser nem uma simples fagulha! Também em Hebreus, 9:27, diz que “para o homem está ordenado morrer uma só vez e depois disso segue-se o juízo”. A vida do homem é um curto “hoje”, como “um vapor de fumaça”. Realmente o tempo para o homem está cumprido, a decisão pela vida oferecida por Deus é agora, já! Quem garante um só dia de vida a mais em seu percurso escasso e duro nesta vida?


O tempo praticamente é desconsiderável, e o espaço então nem se fala. Quando Jesus cumpriu sua missão o reino de Deus se estabeleceu, “está próximo”, e presente está até hoje. O Reino do Filho do seu amor não é visível e nem palpável, mas está próximo demais, está por fora, por dentro, em cima, em baixo, em todos os lugares. Não há como desdenhar, não ver, ficar distante. A ações do Reino são latentes não só aos olhos físicos, mas também aos espirituais. Existe uma conspiração estabelecida, existem súditos, leis, reinado e rei. Não é como uma nação comum, mas existe, e isso, apesar de ser temporal, e passageiro, é permitido por Deus para que se manifestem os filhos da luz e os filhos das trevas. Apesar de tudo, de toda a conspiração secreta, o homem não terá desculpas diante do grande juízo. Como diz em Romanos: “os atributos de Deus são INESCUSÁVEIS”.

Tempo e espaço já se foram, temos que se arrepender e crer no evangelho. O arrependimento é a base na pregação feita não somente por João Batista e Jesus mas por todos os apóstolos e os profetas do A.T. Para crer precisa primeiro se arrepender. Arrepender dos pecados, do mau cometido, das leis divinas que foram quebradas. Não há como crer e continuar crendo se não houver o arrependimento. O arrependimento é exigência, fundamento, porta para entrar no Reino, requisito indispensável para crer. Caminham juntos. Se reconhecendo e se arrependendo estamos aptos para entrar no Reino pela fé que há em Jesus Cristo.


O crer em Jesus não é simplesmente acreditar. Acreditar por acreditar todos acreditam, até o Diabo crer e “estremesse”. Muitos acreditam, poucos são os que se submetem. Crer é se submeter, entrar no senhorio de Jesus, vir a ser um súdito do Reino, deixar de lado o comando do Eu. Não é a toa que “ é necessário nascer de novo”, “ ser igual a uma criança... a elas pertence o Reino de Deus”.


Quando chega o tempo correto, os jovens são chamados ao alistamento militar, aliás, são convocados. Não pense que no Reino de Deus não é a mesma coisa. Todos somos obrigados a entrar no seu Reino. Não tem como escapar. Não existe excesso de contingente. Não há outra opção a seguir. Se recusarmos seremos julgados e eternamente afastados pela nossa própria decisão de não obediência. Apesar de ser uma obrigação de todo homem seguir o caminho do bem, Deus nos atrai com cordas de amor, nos chama com um convite especial, um convite gravado com sangue. O sangue de seu próprio Filho derramado na cruz.


CREIA!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário